Cadastre-se abrir


ou
loading
Educação

Mentalidade de crescimento: dicas práticas que você talvez ainda não tenha tentado

Lutando para inspirar mentalidade de crescimento em seus alunos? Tente manter o sigilo, tomar diferentes caminhos e falar com os pais.
 
Escolas e professores em todo o mundo abraçaram a teoria da mentalidade de crescimento de Carol Dweck na esperança de ajudar os alunos a cumprir seu potencial. As estratégias populares incluem ajustar a forma como os professores dão "feedback", encorajando a auto-reflexão através do questionamento e, principalmente, valorizando processos em vez de habilidades naturais.
 
Muitos educadores sentem que poderiam estar fazendo mais. Uma pesquisa recente descobriu que 98% dos professores acreditam que, se seus alunos tiverem uma mentalidade de crescimento, isso levará a uma melhor aprendizagem dos alunos, mas apenas 20% deles acreditam que são bons para promover uma mentalidade de crescimento e 85% querem mais treinamento e estratégias práticas. .
 
Felizmente, um crescente corpo de pesquisas está nos dando uma melhor visão de como melhor promover uma mentalidade de crescimento - aqui estão algumas técnicas que você provavelmente não usou ainda.
 
Explore múltiplas estratégias
 
Vamos tentar uma experiência rápida. Você pode separar esses seis animais em dois grupos de três? Os animais são cães, periquitos, tubarões, ursos, peixinhos e raposas. Você poderia separá-los em animais de estimação vs não-animais de estimação (cão, periquito e peixe dourado, tubarão, urso e raposa), pele sem pele (cão, urso e raposa vs budgie, tubarão e peixinho), ou quatro patas v sem quatro patas (cão, urso e raposa, peixe dourado, tubarão e periquito). Existem várias maneiras de chegar ao resultado desejado.
 
Mostrando que há várias estratégias para elaborar uma resposta, ajuda a desenvolver a mentalidade de crescimento - esta foi a descoberta de um trabalho de pesquisa que analisou as estratégias de ensino em uma aula de matemática. Os pesquisadores descobriram que, se os alunos só forem ensinados a resolver um problema apenas de uma forma e não tiveram êxito com essa estratégia, eles podem levar isso como evidência de que eles não têm capacidade para todo o assunto. Se você ensinar usando estratégias múltiplas, no entanto, eles são mais propensos a persistir se a primeira estratégia não funcionar para eles.
 
Seja sigiloso
 
Algumas pesquisas sugerem que as estratégias de mentalidade de crescimento devem ser usadas furtivamente, porque os alunos podem se comportar de forma diferente se estiverem cientes de que estão passando por uma experiência. Isso é conhecido como o efeito Hawthorne.
Pesquisadores afirmam que com abordagens furtivas os alunos  não se sentem controlados e não ficam estigmatizados, como se necessitassem de ajuda, o que poderia fazer mais mal do que bem". As intervenções furtivas podem incluir a ajuda dos alunos para criar a orientação, por exemplo, escrevendo para estudantes mais jovens para explicar como o cérebro pode crescer.
 
Engaje os pais
 
Um artigo publicado no ano passado descobriu que a forma como os pais vêem contratempos e falhas, pode levar ao crescimento ou a mentalidade estagnada de seus filhos.
 
Os pesquisadores observaram que "pode ​​ser que os pais, como crianças, tenham mentalidades que moldem seus próprios objetivos e comportamentos, mas que essas crenças moldarão as crenças das crianças somente se elas conduzirem a formas práticas, para que as crianças aprendam". É difícil adivinhar com precisão as crenças de alguém, as ações podem ser mais facilmente interpretadas.
 
Eles observaram que uma intervenção direcionada às mentalidades dos pais pode ser usada para ensinar a eles como o fracasso pode ser benéfico e como reagir aos contratempos de seus filhos de uma maneira que incentiva a motivação e a aprendizagem.
 
Olhe para a sua própria mentalidade
Um trabalho de pesquisa colocou a pergunta aos professores: um de seus alunos recebe uma nota baixa em seu exame (65%) - o que você acha da habilidade deste aluno e como você responderia? 
Aqueles com uma mentalidade fixa levaram isso como evidência de que o aluno não tinha talento para matemática e era mais provável que respondesse com uma "zona de conforto" (como quem diz: "Está tudo bem, nem todos são bons em matemática").
 
Os professores com uma mentalidade de crescimento acreditavam que era muito cedo para fazer um julgamento sobre a capacidade em matemática da criança e eram mais propensos a oferecer um  "foco estratégico", que incluía dicas sobre como melhorar e enfrentar questões desafiadoras.
 
 
Os alunos que receberam a estratégia da zona de conforto relataram ser menos motivados do que aqueles que receberam a outra abordagem  e, quando perguntados sobre como eles pensavam que iriam fazer no próximo exame, estudantes com foco na zona de conforto foram estimados no mesmo nível (65%), enquanto os com  foco na estratégia foram significativamente mais elevados (80%).
 
Esta pesquisa sugere que as mentalidades e as crenças dos professores influenciam suas estratégias de ensino, o que, por sua vez, influencia a motivação dos estudantes e a auto-expectativa. Portanto, não apenas considere formas de ajudar seus alunos a pensar de forma diferente, mas também explore seus próprios processos de pensamento.
 



Link: https://www.theguardian.com/teacher-network/2017/jan/09/growth-mindset-practical-strategies-classroom

Site: http://www.theguardian.com

Autor: Bradley Busch

PAUTA ONLINE SOCIAL

Feed Pauta OnlineAssine o RSS de nosso blog

SIGA A PAUTA ONLINE

icone_twitter icone_facebbok icone_youtube

FORMAS DE PAGAMENTO

Formas de pagamento

PARCEIROS

BNDES Faperj Microsoft ABED

contato@pautaonline.com.br
Av. Getúlio Vargas, 333
Quitandinha - Sala 1F-10
25651-075 - Petrópolis - RJ

Copyright 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Web Road Mídias & Sistemas.